terça-feira, 13 de março de 2012

Sandman, a obra prima de Neil Gaiman

Olá, com essa postagem começo a justificar o “e um pouco mais” do titulo do blog. Espero poder sempre dividir um pouco das coisas que, de uma forma ou outra, acrescentaram algo bom na minha vida, e literatura é uma delas.

O que torna Sandman de Neil Gaiman tão especial?


“Só tenho dois tipos de sonhos: os ruins e os terríveis. Com os ruins consigo lidar, são apenas pesadelos e logo acabam, eu acordo. Os sonhos terríveis são os sonhos bons, nos sonhos terríveis tudo vai bem.... Tudo é maravilhoso e normal. Tudo vai bem. Aí ... eu acordo e ainda sou eu. E continuo aqui. E isso é realmente terrível.”
A história de Sandman, criada por Neil Gaiman em 1988, leva o leitor justamente para onde precisa levar, ao Reino do Sonhar. Sandman não é apenas uma HQ, é literatura que envolve o leitor em uma atmosfera repleta devaneios, criando dúvidas sobre o mundo em que vivemos: seria real ou apenas mais um sonho.

As mentes de todos os seres vivos estão ligadas ao reino de Sandman, o Sonhar, não um mundo físico, mas um submundo tecido pela mente de cada sonhador, um mundo de sonhos e pesadelos, regido com maestria pelo Senhor das Areias. No Sonhar nascem os deuses e são guardadas as criações da hora do sono de cada um.

Sandman possui vários nomes como, Morpheus, Oneiros, Lorde Moldador etc. Ele é um dos Perpétuos, personificações dos conceitos que representam, sendo eles, Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio (antes Deleite).

Geralmente nas publicações se apresenta como um homem pálido, de cabelos negros e vestido de preto, lembrando muitas vezes Robert Smith (The Cure) em sua aparência. Porém, é comum que apareça da forma mais sublime de determinada raça.

O que se vê nas histórias que compõem a saga de Morpheus é um verdadeiro épico. Discussões sobre tudo que é abordado nas histórias gerariam pelo menos mais um livro, apenas com comentários.

Shakespeare, Marco Pólo, Batman, John Constantine, personagens reais e da ficção inseridos na trama do personagem recriado por Neil Gaiman. Uma história que traz anjos retomando o reino de Lúcifer, este próprio abandonando o inferno para tocar piano num bar, seres mitológicos, deuses de várias culturas, fadas, um homem que desafiou a Morte, um lugar que é alguém (acredite), elementos que compõem uma das melhores (se não a melhor) Graphic Novel escrita até hoje.

Quando adentrar ao mundo de Sandman, você se perguntará: Existe um fim ou tudo pode ser recriado através dos sonhos, num ciclo infinito?

Existe um mundo onde passamos pelo menos 1/3 de nossas vidas, e esse mundo é o Sonhar.


É apenas isto: se você vai ser humano, tem um monte de coisas no pacote.
Olhos, um coração, dias e vida. Mas são os momentos que iluminam tudo.
O tempo que você não nota que está passando... é isso que faz o resto valer."

Alguns Links para quem se interessar por mais informações sobre a saga de Sandman.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz ai.

Translate